TECNOLOGIA | Maior feira mundial da mobilidade até 27 Fevereiro

mobile barcelonaA cidade de Barcelona, em Espanha, recebe a partir desta segunda-feira, 24 de Fevereiro, o Mobile World Congress (MWC), a maior feira mundial de mobilidade, que em cada edição conta com a participação das maiores empresas do mercado, desde a Samsung e LG à HTC e Nokia, que em breve será integrada na Microsoft.

O evento vai iniciar com a apresentação do novo Samsung Galaxy S5 e também com uma palestra de Mark Zuckeberg, o fundador do Facebook.

Zuckerberg abre o ciclo de palestras do MWC ao lado do jornalista David Kirkpatrick, autor do livro «O Efeito Facebook». Será o primeiro evento público do qual o director-executivo da rede social participa, após a compra do WhatsApp por US$ 19 bilhões, na última quinta-feira.

O tema mais importante do primeiro dia foca-se, segundo a programação da feira, na importância de estender o acesso à internet para aqueles que ainda não estão conectados.

Recentemente, o Facebook anunciou uma parceria com outras seis empresas de tecnologia para lançar o projecto «Internet», cujo objectivo é conectar os dois terços da população mundial actualmente fora da rede.

Sobre o novo Samsung ainda pouco se sabe, no entanto, surgem alguns rumores de que este novo telemóvel, terá uma tela com uma resolução maior (2560 x 1440 pixels), bateria de maior capacidade (entre 3.200  e 4.000 mAh), câmara de 16 megapixels e scanner de impressão digital para desbloqueio do aparelho, semelhante ao do iPhone 5s.

Além do novo smartphone, é possível que a empresa apresente uma versão mais fina e barata do «Galaxy Gear», relógio inteligente apresentado pela empresa em Setembro no último ano.

Para esta feira, espera-se ainda que a Nokia, segundo o site especializado «Tech Radar», a expectativa é que ela apresente o Lumia 1820, o Smartphone com tela grande, possivelmente com 5,2 polegadas, e maior poder de processamento. Outro modelo que pode ser lançado é o Lumia 2020, Tablet de 8 polegadas.

Quanto à LG, a empresa promete levar ao Mobile World Congress o smartphone G Pro 2, anunciado na última semana. O aparelho fica na categoria dos «phablets'» (um misto de telemóvel com tablet, com tela de 5,9 polegadas, Android 4.4 (Kit Kat) e processador quad-core Snapdragon de 2,26 GHz. Na Coreia do Sul, o aparelho está à venda por 990 mil wons, cerca de 680 euros.

O UOL Tecnologia fará a cobertura do congresso, que ocorre entre os dias 24 e 27 de Fevereiro.

Newsletter

Escreva-nos o seu endereço de e-mail e fique ligado a nós