INVESTIGAÇÃO | Empresa cria adesivo que pretende substituir agulhas

size 810 16 9 adesivo2Investigadores do Instituto tecnológico da Geórgia estão a trabalhar na solução para quem tem medo de agulhas na vacinação.

“Band-aid” será um novo produto, que consiste num adesivo, que pode fornecer uma maneira mais simples, rápida e indolor de aplicar a vacina contra o sarampo – que poderá ser estendido, depois, a outras vacinas. Cada adesivo possui uma área quadrada com 100 microagulhas em forma de cone. Elas são feitas de polímero, açúcar e vacina. As agulhas dissolvem-se minutos após a aplicação do adesivo, permitindo que a vacina seja absorvida pela pele.

A “band-aid” não exige limpeza prévia do local a aplicar e permite dispensar as agulhas hipodérmicas, escreveu James Goodson, epidemiologista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Global Immunization Division no site da instituição, que acrescentou ainda, "Sem agulhas, seringas, água esterilizada ou objectos cortantes, as microagulhas oferecem grande esperança na vacinação de crianças nas áreas mais remotas”.

De acordo com o estudo, a vacina não teve nenhum efeito colateral nos animais. Os testes em seres humanos devem começar em 2017.

Newsletter

Escreva-nos o seu endereço de e-mail e fique ligado a nós